O Arcebispo

Sua Beatitude Dom Athanasio I

Arcebispo do Brasil e América Latina, Metropolita Primaz da Igreja Ortodoxa Grega da Diáspora

Nascido em Halkis, na ilha de Évia, em 1948, Athanasios Tsalikis terminou os estudos fundamentais na sua cidade. Foi aprovado para o seminário da Ilha de Patmos, completou seus estudos teológicos na Academia Teológica do Monte Athos, foi ordenado Arquidiácono do Patriarcado de Alexandria, participou de várias missões na África e na Europa. Em missão especial foi enviado à ilha de Chipre, na época do Presidente e Arcebispo Makários III. Foi preso e exilado pela ditadura da Grécia, completou seus estudos em Londres e foi Ordenado Presbítero pelo Patriarca Parthenios, de Alexandria, e foi Vigário Geral do Patriarcado Ecumênico na Argentina e no Brasil.

Em 2003 foi sagrado Bispo do Brasil e América Latina e, em 2007, eleito Presidente do Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa Grega da Diáspora. Recebeu várias condecorações e homenagens políticas, militares e eclesiásticas, escreveu vários artigos em jornais eclesiásticos e educativos, traduziu do grego vários livros litúrgicos. Em 2012 publicou o livro “O Santo Milagroso do Século XX” sobre a vida de São Nectário de Egina

Sucessão Apostólica do Arcebispo

S.B Dom Athanasios I reunido com parte do clero na Catedral Metropolitana de São Paulo. Da esquerda para a direita: Padre Spiridon, Hieromonge Filimon, Protobresbítero Aurélio, S.B. Dom Athanasios I, Arquimandrita João, Hieromonge Policarpo.
Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura homenageia Dom Athanasios I, na Assembléia Legislativa de São Paulo, dentre demais autoridades públicas e privadas da Cidade – Março de 2022. https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=407348