André era irmão do Apóstolo Pedro. Eram ambos filhos de Jonas e pescadores no mar de Tiberíades. Naturais de Betesda, uma cidadezinha situada às margens do Lago de Genesaré (Mar de Tiberíades). «André» é um nome grego, e lhe foi dado porque este era um costume entre os hebreus. Ficou conhecido por «Protóklitos», (primeiro chamado) pois foi o primeiro a ser chamado pelo SENHOR para formar o grupo dos 12 apóstolos. Iniciou suas viagens apostólicas logo após o Pentecostes, pregando no Mar Negro, depois na Frigia, na Misia e na Bytinia. Posteriormente voltou ao Mar Negro escapando da morte. Seguiu depois para Esquitia (Sul da Rússia) seguindo para Tracia. Em Argirúpolis, (atualmente, um dos bairros de Constantinopla) fundou uma Igreja e ordenou como primeiro bispo de Bizâncio um dos 70 discípulos, chamado Estaquis. Foi em seguida para Tessália e, por último, para Acaia.

Em Patras, foi preso e condenado a crucifixão numa cruz em forma de X. Seu corpo foi sepultado com muita veneração e honra.

No ano 357, por ordem do imperador Constâncio, suas relíquias foram trasladadas para Constantinopla e depositadas na Igreja dos Santos Apóstolos. Mais tarde, por obra dos Cruzados, suas relíquias passaram por diferentes lugares. Um fragmento delas foi levado para a Escócia e, desde então, é considerado como o santo Patrono daquele país. A letra X de cor branca, na bandeira da Escócia, e que também está presente na bandeira do Reino Unido, representa a cruz de Santo André. Desde o ano 1964, seu precioso crânio se encontra guardado na cidade grega de Patras, no interior da majestosa Igreja Catedral de Santo André.

São Frumêncio, Arcebispo da Abissínia, Etiópia.

São Frumêncio, Arcebispo da Etiópia, antiga Abissínia, era natural da cidade de Tiro. Ainda criança, veio para a Abissínia pela divina Providência. Crescendo perto da corte imperial, tornou-se amigo e principal conselheiro do imperador abissínio, e posteriormente tutor de seu filho, que ascendeu ao trono ainda menor após a morte de seu pai. Com o consentimento do novo imperador, São Frumêncio viajou para sua terra natal e depois visitou Alexandria e seu patriarca, Santo Atanásio, o Grande (2 de maio). Com a bênção de Santo Atanásio, Frumêncio foi elevado a bispo da Abissínia e regressou àquele país que o abrigou desde a infância. Após retornar da consagração, São Frumêncio começou a fazer milagres, trazendo muitas pessoas para a Igreja.

O imperador disse-lhe: “Tu vives entre nós há muitos anos, mas nunca o vimos realizar tais maravilhas. Por que fazes isto agora? O santo respondeu: “Isto não tem nada a ver comigo, mas é devido à graça do sacerdócio”. Então o imperador e muitos de seus súditos receberam o santo Batismo.

Tendo cumprido a tarefa apostólica de converter a nação abissínia a Cristo, São Frumêncio guiou zelosamente e fecundamente a Igreja que lhe foi confiada por Deus durante muitos anos, depois partiu pacificamente para o Senhor em grande velhice.