Santo Eupsíquio, nascido na Cesaréia, na Capadócia, era ainda recém casado quando Juliano, o apóstata, a caminho de Antioquia, passou por aquela cidade. O imperador ficou impressionado ao ver que quase todos os habitantes da cidade eram cristãos. Tomado de cólera quando soube da destruição do templo da deusa Fortuna, condenou à morte ou ao exílio todos os que julgava serem os autores daquele ato. Segundo o historiador Sozemeno, Eupsíquio estava entre esses mártires que morreram no ano de 362. O imperador ordenou então que os habitantes da cidade reconstruíssem o templo. Contudo, em vez de obedecer, os cristãos ergueram uma igreja dedicada ao verdadeiro Deus, sob a proteçãoo de São Eupsíquio. Oito anos mais tarde, São Basílio de Cesaréia celebrou a festa do santo mártir no dia 09 de abril, convidando para o evento vários bispos da região. O nome Eupsíquio está associado a Damaso.

Outras comemorações do dia:

Santo Mártir Vadim
Santos Rafael, Nicolau, Irene e Olímpia de Militene.